Saiba mais sobre usinagem convencional e usinagem de precisão CNC
- brunabdebiasi
- 3 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2024
A usinagem é uma operação mecânica utilizada para conferir à peça sua forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes. Todos os processos de manufatura nos quais ocorre a remoção de material por meio da formação de cavacos são denominados de usinagem. Cavaco é o material retirado nesse processo.

Na pré-história, o homem já usava materiais para produzir outros produtos. No século XIX, o aço rápido (aço para resistir altas temperaturas) foi desenvolvido junto com máquinas de usinagem. No passado, a usinagem era feita manualmente, mas com o surgimento do torno em 1906 e do torno elétrico em 1925, o processo ficou mais rápido e eficaz. Em 1960, o torno se tornou automático.
A revolução ocorreu em 1978 com a criação do torno computadorizado (CNC). Essas máquinas têm uma precisão de 1 mícron, equivalente a 0,001 milímetro. Chamamos esse processo de Usinagem de Precisão devido à sua alta precisão.
Qual é a diferença entre Usinagem convencional e usinagem CNC? A usinagem convencional é feita manualmente por ferramentas e máquinas mecânicas, passando por várias etapas para obter peças desejadas. Já a usinagem de precisão CNC é feita por máquinas de alta precisão que funcionam com comando numérico computadorizado, permitindo controle totalmente automatizado dos processos e fabricação em alta escala, além de detalhes e uniformidade nos produtos.
O desenvolvimento das máquinas, principalmente com a implementação do CNC, trouxe agilidade, menor perda de produção e tolerâncias dimensionais mais precisas devido à sua repetibilidade e precisão superiores às humanas.

A Tombomach oferece diversos serviços de usinagem, encontre a solução ideal para o que você precisa entrando em contato conosco enviando email para contato@tombomach.com.br ou mensagem pelo WhatsApp (11) 99951-9255.
Comments